PARTICIPE

Era uma escola muito sem graça
Não tinha teto, não tinha nada...

A construção de uma escola vai além do  fundamento, paredes, teto, portas e janelas. Aconstrução de uma escola não se dá apenas por existir pessoas ali reunidas para simplismente trabalhar. Para que uma escola exista é preciso não somente que tenha documentos engavetados e esquecidos. Uma escola é uma estrutura física, organizada legalmente, entrelaçada emocionalmente e que constrói com todos os seus membros, dia a dia, o conhecimento.

Um fator importante na construção da escola é a motivação, sem motivação a escola esmorece, enfraquece, definha, perde o entusiasmo, o brilho, a beleza, a alegria de ensinar e de aprender, perde alunos, fecha as portas...

Vamos listar atitudes que promovem um  ambiente escolar motivador, começarei com algumas:

  • SEJA ORGANIZADO - No uso dos materiais e dos recursos. Não esqueça os objetivos, metas e compromissos assumidos.

  • SEJA CAUTELOSO - Não se deixe envolver pela primeira informação de erro recebida de quem talvez não saiba de todos os detalhes. Junte mais dados que lhe permitam obter um parecer correto sobre o assunto.

  • FALE A VERDADE - Não prometa o que está além das suas possibilidades só para impressionar quem lhe ouve. Se você não cumprir, vai comprometer o conceito que as pessoas tem de você e que se leva anos para construir.

4 comentários:

  1. Seja observador: principalmente com seus alunos. Eles são únicos, mesmo fazendo parte de um grupo. Ao notar suas dificuldades e habilidades especiais o professor pode facilitar muito o seu trabalho e o aprendizado do seu educando.

    ResponderExcluir
  2. SEJA INOVADOR - nas reuniões de AC, não trabalhe com textos que fogem a realidade da comunidade escolar, procure trazer as conquistas e os insucessos da própria escola, para que as discussões tenham significado.

    ResponderExcluir
  3. SEJA COMPROMETIDO:se dedique ao máximo ao seu trabalho realizando tudo que estiver dentro de suas possibilidades.Pense na maravilhosa sensação que terá de ter se doado e realizado um excelente trabalho na sua visão e na visão da comunidade escolar.Ser um profissional comprometido, é um dos princípios essenciais para o sucesso em qualquer que seja o cargo e a área de atuação.

    ResponderExcluir
  4. SEJA ESTUDIOSO: O Professor estudioso não é aquele que não sabe de nada e por isso está sempre estudando, mais sim aquele que mostra para seu aluno através do seu exemplo a importância de está sempre buscando coisas novas.
    Estuda através de livros, de filmes, da net, da realidade da comunidade, da vivência com seus alunos na sala, no recreio em toda parte há o que ensinar e aprender.

    ResponderExcluir